Lista de produto de marca Sitio Bahia AGRICULTURA BIODINÂMICA

Sítio Bahia - AGRICULTURA BIODINÂMICA

AGRICULTURA BIODINÂMICA
     
 
O que é Biodinâmica

    
A Biodinâmica é uma modalidade de manejo agrícola fundamentado nos princípios da Antroposofia. Originou-se a partir de uma série de oito conferências ministradas por Ruldof Steiner em 1924, em Koberwitz, Alemanha (atualmente localizada na Polônia), que posteriormente deram origem ao Curso Fundamental em Agricultura Biodinâmica.
Em sua visão, a nutrição é o caminho original para a união do espírito humano com o espírito do cosmo. Com o emprego dos fertilizantes químicos, solúveis em água, desencadeou-se um processo de desordem na estruturação orgânica do solo e na sua interação com o mundo vegetal e animal. As plantas cessaram toda a atividade de mobilização ativa de seus nutrientes, e perderam a capacidade de transmitir, como alimento, as forças que revigoram o pensar humano e que o conduzem ao caminho da espiritualização. Para restituir às plantas sua função primordial, a agricultura biodinâmica se dedica à cura da terra, utilizando um modelo integrado de produção, alinhado com os ritmos da natureza, e com a ajuda dos preparados biodinâmicos.


Fundamentos da agricultura biodinâmica

Os fundamentos da agricultura biodinâmica baseiam-se nos princípios da diversificação, integração e auto-sustentação. Em uma fazenda biodinâmica as diversas atividades se complementam e se apóiam mutuamente para constituir, a médio e longo prazo, um ciclo fechado de nutrientes, de modo a reduzir gradativamente a compra de insumos externos.

A fruticultura biodinâmica, por exemplo, caracteriza-se por interagir com as demais atividades do organismo agrícola. A cama dos animais serve de adubo para o pomar e este dever servir de pasto para os animais como as aves, por exemplo. Soltas no pomar, as aves pastam as ervas que crescem sob as fruteiras, e também as frutas caídas e as larvas de insetos, possibilitando assim o controle dos invasores. Com o que comem, as aves produzem ovos e carne como alimentos, e também esterco que serve para adubar o pomar.

A viabilidade econômica de uma fazenda biodinâmica começa pelo aproveitamento ótimo dos fatores gratuitos de produção: o sol, o ar, a chuva, o solo, os resíduos.

Uma vez identificados os fatores locais abundantes e gratuitos, o agricultor busca utilizá-los aplicando medidas agronômicas, objetivando reduzir custos e elevar a eficiência do sistema. O aumento do índice de área foliar do sistema, adubação verde, estruturação do solo, compostagem, aplicação de preparados biodinâmicos, manejo do mato e inserção animal são algumas destas medidas.


A Agricultura Biodinâmica no Brasil

A Agricultura Biodinâmica no Brasil teve origem na Estância Demétria, em 1974. Em 1983 foi criado o Centro Demeter e, posteriormente, o Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural, do qual originou-se a Associação Biodinâmica, o Instituto Elo de Economia Associativa e o IBD Certificações.

A Associação Biodinâmica é a organização responsável pelo desenvolvimento da biodinâmica no Brasil, prestando serviços de apoio, assessoria e consultoria a centenas de agricultores, nas mais diversas regiões do país. Juntamente com o Instituto Elo, realiza os cursos de agricultura biodinâmica desde 1992.

Atualmente, existem no país cerca de 150 fazendas biodinâmicas que produzem, entre outros, cereais, açucar, café, frutas, hortaliças, ervas medicinais, leite e laticínios.

Fonte: Thomas Sixel (consultor biodinâmico). João Carlos Ávila (consultor biodinâmico). Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica. Instituto Biodinâmico.